O que você está disposto a começar, continuar ou interromper para ter sucesso no uso de seu dinheiro?

12/05/2022

Ao lidarmos com dinheiro, estamos constantemente fazendo escolhas. Desde as mais simples no presente imediato, até as mais complexas, que envolvem futuro.

Escolhas estas que dizem muito sobre nós, afinal, o comportamento financeiro revela e muito, sobre a pessoa. Já li autores que diziam ser o dinheiro uma extensão do nosso eu, o que concordo.

Assim, quando vamos usá-lo, seja para comprar, doar, investir, presentar, estamos contando algo a nosso respeito e nossa história, tanto individual quanto familiar.

Valores e crenças, visão de mundo, traços de personalidade, aspirações, entre outros, são revelados numa transação financeira, se estivermos dispostos a desvela-la.

Por isto, embora supostamente simples, há uma complexidade de sistemas ou plexo de significados do dinheiro, como explicam três grandes nomes da Psicologia Econômica, Lea, Tarpy e Webley (1987) no clássico livro “The individual in the economy”.

Então, para ter aquilo que considera medida de sucesso financeiro, faz-se necessário refletir e se indagar: o uso que faço hoje com o meu dinheiro, tem me dado aquilo que preciso ou almejo? Quais as complexidades que envolvem o uso de meu dinheiro que preciso compreender mais a fundo?

E por fim: o que está disposto a começar, continuar ou interromper para ter o sucesso financeiro que deseja?

Afinal, é tomando consciência de seus comportamentos e emoções que se consegue de fato, iniciar um caminho de transformação.

Fez sentido para você?
Abraços,
Valéria.

#educacaofinanceira #psicologiaeconomica #psicologiadodinheiro #finançasfemininas #financasemdia #financascomportamentais #liberdadefinanceira #usododinheiro #psicoterapiasp