Sobre investir...

29/09/2022

Uma vez ao mês reservo um tempo para olhar meus investimentos. Eu me desconecto do mundo e foco exclusivamente neles.

Confesso: não acho fácil, afinal, como a maioria absoluta das mulheres da minha geração, não fui educada para isto. As questões da educação de gênero foram prevalentes e entendo na pele os dados da minha tese de doutorado no qual as mulheres revelaram senso de inadequação ao pensarem em investir.

Ver a gama de produtos financeiros chega a me assustar, a despeito dos esforços para minimamente entendê-los.

Como tenho um consultor de investimentos independente que me orienta, peço para que ‘traduza’ para mim o que sugere e lá vou eu pesquisar, estudar, alinhar com meus objetivos.

Entro no site da corretora, do banco, peço “produtos mais atraentes” para minha gerente, para o consultor, negocio e por fim, invisto.

Vai um tempinho neste processo e independente do valor aplicado, sempre quando encerro, a sensação de ter cuidado de mim prevalece. Por isto quis partilhar com vocês, especialmente as mulheres.

Busquei no Google/Wikipedia o significado de investimento, que em linhas gerais: “significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro”.

E foi o que fiz e venho fazendo: peguei um capital financeiro (não importa a quantidade e sim a regularidade) e o aloquei e aloco mensalmente pensando no futuro. Porque sei que ao longo da vida a nossa energia física vai diminuindo e temos que nos preparar para um dia parar ou reduzir a carga horária de trabalho. É assim que acontece, não há como escapar.

Quando esta fase chegar, o capital de hoje estará lá para me apoiar e eu poder usufruir das conquistas, como explica a Gerontologia Financeira.

Mas para isto, é preciso seguir com disciplina, sabendo fazer as tais “escolhas intertemporais”, que nada mais são que optar por não ter algo hoje para ter outro algo melhor no futuro. Fácil não é, mas autoconhecimento ajuda a administrar desejos e emoções.

Por isto eu lhe convido a abrir espaço na vida e ter um tempo para investir em si pensando no amanhã. Porque ele chegará e estar preparada/ preparado será fundamental à sua integridade e saúde mental.

Bora começar a investir?